domingo, 11 de abril de 2010

Tratamento terapeutico ocupacional na Doença de Parkinson

O que é

O parkinsonismo é uma desordem crônica e progressiva do sistema nervoso central que acomete os núcleos da base caracterizado pela presença de tremor, bradicinesia (redução da velocidade e amplitude dos movimentos), rigidez muscular e, às vezes, instabilidade postural.

Etiologia

Várias desordens que afetam a substância negra que podem ocasionar o parkinsionismo, porém a causa mais comum é a doença de Parkinson - DP  - ou o parkinsonismo idiopático.

Prevalência

A DP afeta comumente indivíduos idosos, entre 55 e 60 anos, e os omens são ligeiramente mais acometidos que as mulheres. É observado o aumento da incidência com o envelhecimento: na faixa etária acima de 65 anos é constatado 1 caso para 1.000 pessoas,  porem este valor é elevado para 1 caso a cada 100 pessoas com idade superior a 75 anos.
Aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo são portadoras da DP. A estimativa para o ano de 2020 é de mais de 40 milhões de pessoas afetadas por essa patologia devido ao processo de envelhecimento populacional.

Diagnóstico

O diagnóstico da DP é baseado na evidência clinica, a partir da presença de dois dos principais sintomas da patologia: tremor, rigidez, bradicinesia e redução dos reflexos posturais.
O diagnóstico pode ser difícil nos estágios iniciais quando os sintomas podem ser atribuídos ao processo de envelhecimento, o que requer uma pratica clinica e o auxílio de técnicas de imagem.

Prognóstico

O prognóstico da DP é varíável, há pessoas que mantem alto nível de qualidade de vida por 12 a 15 anos após o diagnóstico e outras que apresentam grande dificuldade motora nos primeiros 5 a 10 anos de progressão da patologia.

Tratamento Terapeutico Ocupacional

Durante a realização da anamnese, devem-se enfocar a medicação em uso, a ocorrencia de períodos "on " e "off", a presença de fadiga e as atividades possivelmente influenciadas pela sintomatologia. Pode-se elaborar um instrumento para ser preenchido pelo cliente durante o desempenho ocupacional que possibilite a mensuração objetiva da ocorrência da fadiga. Esse procedimento permite a organização da rotina diaria e a comparação subsequente, considerando-se a natureza progressiva da patologia.
A Escala de avaliação unificada para a Doença de Parkinson é utilizada na pratica clinica e em pesquisas. Neste protocolo os principais sintomas são agrupados em cinco seções: Atividade Mental, Comportamento e Humor, Atividades da Vida Diária, Exploração Motora e Complicações do Tratamento, totalizando 42 itens. Instrumentos padronizados de avaliação dos componentes podem ser utilizados para mensuração da estabilidade postural, função congnitiva, intensidade da fadiga e da dor e destreza manual.

Dessa forma, o tratamento terapêutido ocupacional deve enfatizar:
  • Reorganização da rotina;
  • Socialização;
  • Exercícios da musculatura facial;
  • Atividades que aumentem a estabilidade postural;
  • Orientações para reduzir a ocorrência do tremor;
  • Utilização de técnicas de conservação de energia;
  • Incentivar o indivíduo a manter a realização de atividades da Vida Diária e Vida Prática;
  • Adaptação do ambiente;
  • Adaptação de atividades que requerem controle motor fino;
  • Instalação de equipamentos de segurança;
  • Auteração no mobiliário;
Eventualmente o indivíduo pode ficar confinado ao leito ou à cadeira de rodas;
Nesses casos é necessário orientar a família quanto aos cuidados com a pele e execução de técnica de transferência.

Bibliografia: Cavalcanti, Alessandra
Terapia Ocupacional: fundamentação & prática / Alessandra Cavalcanti, Cláudia Galvão  -  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário